Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Blockchain

A tecnologia Blockchain


Agora que você já sabe um pouco de como funciona nosso sistema bancário (e não teria muito sentido aprender sobre os segredos do bitcoin sem esse conhecimento), vai aprender agora como funciona a tecnologia por trás da moeda digital e porque ela é tão fascinante.

A tecnologia em que se baseia o Bitcoin é chamada de Blockchain. Como o próprio nome diz é uma cadeia com blocos de informação sobre os bitcoins que permite uma troca segura de valores entre as partes dentro da rede, sem a necessidade de terceiros.

É como se você transmitisse dinheiro diretamente da sua carteira para a carteira de outra pessoa, sem precisar de banco, da mesma forma que envia um e-mail. Cada transação é validada pelos mineradores (miners), que são os servidores da rede, e essa informação é conectada com o bloco anterior do bitcoin, formando a cadeia de blocos que o compõe.



Isso implica em uma outra característica. As transações nunca podem ser desfeitas. A cadeia só é formada “para frente”.

Dessa forma, o sistema Bitcoin funciona em rede com a participação de todos os usuários e servidores conectados por meio de software específico e de código aberto. Se dentro do Paypal, a sua identificação é o e-mail, dentro do Bitcoin é um endereço bastante longo do tipo:

1XvEHSwYstNetqTFn5Au5m4GFg3xJaNVN7.

Quando você envia bitcoins para alguém, você usa o endereço da pessoa para enviar. Não esqueça que se deve respeitar maiúsculas e minúsculas. Cada endereço na rede Bitcoin possui uma chave privada (private key). Quem possui a chave é quem tem a posse dos bitcoins relacionados àquele endereço. Ela deve ser guardada e protegida.

Os custos relacionados com a transferência de bitcoins são irrisórios. Os mineradores por serem servidores potentes que validam as transações, acabam sendo recompensados com bitcoins criadas a partir desses complexos cálculos matemáticos.



É daí que vem o aumento do número de bitcoins em circulação. São criados de maneira lenta, pois requerem uma grande quantidade de processamento. Entretanto, haverá um número máximo de bitcoins a serem criados, 21 milhões, que ainda está longe de chegar. Quanto mais perto desse número, mais difícil é criá-lo.

Você pode fazer transações envolvendo bitcoins com qualquer pessoa do mundo, sem pagar nada a mais por isso, sem pedir permissão ou autorização para ninguém, sem preencher fichas ou entregar documentos.

Quem já tentou fazer remessa para o exterior por meio de banco sabe que é necessário mostrar a origem dos recursos, justificar o motivo do envio, pagar IOF e esperar entre um e cinco dias em média para completar o processo. No Bitcoin, a transação demora de segundos a poucos minutos.

Outra característica é você atua dentro do sistema Bitcoin sem a necessidade de documentos pessoais ou comprovante de endereço. Também não precisa conversar e nem explicar nada para ninguém. Você não tem gerente, nem ninguém pra ficar lhe oferecendo aquele investimento “imperdível” que faz o banco lucrar horrores.

Bitcoin é um sistema que funciona de pessoa-pra-pessoa (peer-to-peer), rodando de maneira descentralizada em diversos servidores pelo mundo. A confiança é baseada nos processos matemáticos envolvidos e na criptografia. Continue lendo acessando o link abaixo.

fonte:https://www.investidorinternacional.com/bitcoin/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Funciona o Sistema do Bitcoin?

Informações Que Você Não Conhecia Sobre o Bitcoin

Você Sabia Dessas Características Sobre o Dinheiro?